quarta-feira, 6 de novembro de 2013

TSA - Publicação Independente – Parte 2

Bem, na primeira parte desse artigo, eu havia falado, entre outras coisas, sobre a Amazon, que é um canal de publicação independente que muito tem se destacado atualmente. Mas também existem muitos outros canais que também tem ajudado muitíssimo aos autores independentes. Como é o caso do Clube de Autores e da PerSe. O importante é poder começar de alguma forma.

É claro que seria maravilhoso poder lançar logo o primeiro livro através de uma ótima editora e poder ver seu lindo livro sendo exibido e vendido nas livrarias de todo o país, mas a grande maioria dos escritores não começará sua carreira assim, e isso é motivo para desanimar? É claro que não! É motivo para desistir? Jamais! Então, arregace as mangas e mãos à obra! Publique mesmo que não tenha editora. Se você realmente ama escrever e quer que as pessoas leiam aquilo que você escreve, então coloque o seu livro à disposição do público. E quem disse que você precisa de uma editora para fazer isso? Não precisa! Os canais de publicação independente estão aí para auxiliar aqueles que não desistem dos seus sonhos.

O importante é poder começar de alguma forma. O importante é não ficar de braços cruzados. O fato de você começar a publicar o seu livro de forma independente te dará experiência. Isso fará com que o seu livro chegue até as pessoas e, aos poucos, você verá a sua obra sendo lida, sendo procurada, sendo reconhecida e admirada. É claro que isso pode demorar muito tempo, mas, enquanto isso, você vai ganhando experiência de vida dentro desse universo literário e vai se aperfeiçoando como escritor.

O que te torna um escritor não é uma editora. O que te torna um escritor é a sua paixão pela escrita juntamente com a dedicação que você tem por ela. Dedicação? Sim, afinal de contas, não adianta nada dizer que ama escrever, mas não se dedicar a isso. É igual você dizer que ama uma pessoa, mas nunca demonstrar esse amor. Quem tem amor pela escrita, não desanimará diante das dificuldades e nem desistirá de seguir adiante.

Uma carreira não se constrói da noite para o dia e também não se constrói com apenas sorrisos e portas abertas. Prepare-se, pois, ao longo do caminho, você se decepcionará, derramará algumas lágrimas, terá que aprender a lidar com críticas, e não me refiro apenas à críticas construtivas, mas também à críticas destrutivas, pois tem muita gente que gosta de ser cruel. Você terá que aprender a lidar com pessoas falsas e também terá que aprender a lidar com o fato de que, infelizmente, nem todos amarão o seu livro. Porém, tenha sempre em mente que, ao passar por tudo isso, você estará ganhando experiência, você estará, aos poucos, construindo a sua carreira, e também estará se tornando mais forte, mais maduro.

O importante é não desistir. Pois, logo mais, você verá que valeu a pena.

Por Gleize Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário